Thursday, January 10, 2019

Como instalar o gerenciador de blog OLW - Open Live Writer no Windows

Open Live Writer permite que o usuário crie posts no computador e os suba diretamente para sistemas de blog, como Wordpress e Blogger. Tem suporte a textos, links e imagens. Consegue revisar postagem realizadas com facilidade também.
Para facilitar o gerenciamento do Blog do DAFAP - Diretório Acadêmico da FAP/UNESPAR (www.dafap-unespar.blogspot.com) é interessante que todos os membros do DAFAP utilizarem o OLW nos seus computadores. 
ATENÇÃO: Quem utilizar Mac deve procurar um programa alternativo, encontrei a indicação do software ScribeFire nessa postagem. Para quem utiliza Ubuntu ou Linux parece que o programa Bloglio é uma boa alternativa de acordo com este site.
Para que possam utilizar o programa OLW no Windows, segue algumas dicas:
  • Entrar no seu navegador e acessar o gmail do DAFAP (artivistas.fap@gmail.com). Seria interessante utilizar o Chrome, pois ela faz parte do Google, assim como o Blogger.
  • Antes de instalar o OLW provavelmente precisará instalar uma atualização do net framework 4.6.1 (NDP461-KB3102438-Web.exe) no seu Windows. Tive problema de instalação do OLW e encontrei essa dica neste site. Após atualizar o framework, consegui instalar o OLW no meu Window 8. 
  • Entrar no site no OLW e baixar o programa: www.openlivewriter.org
  • Instalar o programa e selecionar a plataforma, no nosso caso é o GOOGLE BLOGLER:
Google Blogger 1
  • O programa de instalação solicitará o acesso à sua conta do Blogger (todos que possuem um gmail possui uma conta do Blogger automativamente). Seleciona SIGN IN.
Google Blogger 2
Google Blogger 3
  • Coloque a senha e segue adiante. 
Google Blogger 4
  • Autorize o geranciamento da sua conta do blogger pelo Open Live Writer.
Google Blogger 5

  • O instalador preencherá a identificação do blog como DAFAP – ART!VISTAS automaticamente, porém você pode inserir a melhor identificação para ti no programa Open Live Writer. Feito isso, clica em finalizar.
Google Blogger 6
  • Com isso o programa deveria já está configurado para postar no blog do DAFAP. Porém, quando fui testar descobri que houve um problema desde Janeiro de 2019 no envio de imagens através do OLW. Para corriger esse problema, favor seguir a dica de um site que encontrei, abaixo o link dele.
  • OPEN LIVE WRITER - Como corrigir o erro de envio de fotos no Bloger?” É somente seguir as orientações do site, com isso deu certo a instalação do programa no meu Windows 8 :)
Yiuki Doi (DAFAP ART!VISTAS / Comunicação)

No comments:

Post a Comment