Monday, May 27, 2019

Devolutiva assembleia estudantil dia 24/05/2019

Divulgação da assembleia: http://dafap-unespar.blogspot.com/2019/05/convocacao-assembleia-estudantil-da-fap.html

Assembleia realizado em dois horários: 11:30 e 18:30.

INFORMES:
  • Fórum dos estudantes UNESPAR em Campo Mourão, inscrições abertas até o dia 29 de Maio. A UNESPAR irá custear trasporte, alimentação e hospedagem para o evento e a FAP ainda tem vagas.
  • Votação do projeto Escola Sem Partido: acontecerá na próxima terça (28/05) às 14:30 na Assembléia Legislativa do Paraná - MUITO IMPORTANTE ESTAR PRESENTE
  • Semana do Vestibulando do Colégio Madre Cléia. Organizar participação (grupo de trabalho sendo organizado pelo whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FakquQ6DIS82mc0FtsAj8e)
  • Evento IntegrARTE, organizado pelos cursos de Artes Visuais, Produção Cênica e Música da UFPR, EMBAP e FAP (Unespar), no intuito de celebrar a cultura e unir nossas produções artísticas, destacando a importância de universidades públicas, gratuitas e de qualidade (Data: 26/05, Horário: 9:30-18:30 | Local: Estacionamento DeArtes).
  • Palestra “Teia Agroecológica e a Consequência dos Agrotóxicos”: promovida pelo Núcleo de Sustentabilidade da FAP, CEDH e Divisão de Assuntos Estudantil (Data: 29/05 | Local: Cantina | Horário 13h e 18h | Paletrante: Dr. Raul Matias Cezar)
  • Participação no Congresso da UNE pelo Movimento Estudantil da FAP/UNESPAR
  • Informes gerais sobre a Reunião com o Superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona,  que aconteceu no dia 08 de Maio de 2019. (A devolutiva oficial foi realizada na Assembleia Estudantil do dia 11/05/2019 no Casarão da UPE)
  • Aprovação da pauta a ser inserida no mapeamento do ensino pela UNE/UPE: Contribuição e participação do Movimento Estudantil da FAP/UNESPAR na tese do Movimento Campo de Esperança UNE/UPE:
    - Revisão do contingenciamento de 20% feito pelo governo estadual;
    - Criação e participação no Grupo de Trabalho para analisar decreto estadual sobre a distribuição do orçamento entre as universidades estaduais via UPE;
    - Apoio a criação de um Fundo de Assistência Estudantil Estadual pelo ALEP.
    Atenção: as pautas acima foram aprovadas por contrastes
  • Paralisação Estudantil do dia 30/05 convocado pela UNE/UPE:
    -
    Por contraste foi decidido pela NÃO paralisação das aulas, porém pela participação no ato das 18 horas.
    - Participar da mostra de trabalhos organizada pela AAAFAP na tarde antes do ato em local próximo a praça Osório e ao bondinho.
  • Mudança da sede da FAP/UNESPAR: devolutiva sobre a reunião do Conselho de Campus do dia 22/05, que aprovou a mudança da sede do Bairro Cabral para o Bairro Boqueirão para a integração dos cursos do Campus Curitiba II / UNESPAR (mudança de sede para o Centro Excelência Tecnologia Educacional - CETEPAR/Departamento de Tecnologias Educacionais – DITEC.)
    - Todos os Colegiados, bem como agentes e Centro de Área demonstraram compreender a oportunidade e a necessidade da mudança de espaço neste momento.
    - O TELAB e o ANEXO continuará fazer parte da FAP/UNESPAR;
    - NÃO HOUVE VOTO DA REPRESENTATIVIDADE ESTUDANTIL, pois não temos representante discente no Conselho de Campus (Esta eleição aconteceu em outubro de 2018)

    Foram colocados os diversos pontos positivos em relação ao espaço na reunião do conselho:
    1) A grande quantidade de salas (para aulas da graduação, pós-graduação, setor administrativo e laboratórios);
    2) Salas com possibilidade de se transformar em estúdios;
    3) Construção com potencial para se tornar um TELAB e estúdio de som;
    4) Áreas de convivência e área verde;
    5) Proximidade de terminais de ônibus e Rua da Cidadania entre outros.

    Contudo, TODOS levantaram questões preocupantes a serem resolvidos a curto, médio e longo prazo no caso da mudança ocorrer:
    1) Atenção às condições mínimas para o funcionamento para todos os cursos (Dança, Teatro e Artes Cênicas necessita do atual TELAB e do anexo).
    2) Possibilidades de transporte (roteiros de ônibus por ex.)
    3) Preocupação com a segurança dos estudantes, especialmente, do turno da noite (pontos de Ônibus mais próximos estão a umas 4 ou 5 quadras de distância)
    4) Possibilidade de recursos para a manutenção de uma área tão extensa- buscar as rubricas;
    5) Governamentais para solicitação de verbas (reforma, construção etc. por se tratar de sede própria)
    6) Análise dos locais de estágio na proximidade;
    7) Readequação do dia a dia dos professores, agentes e estudantes;
    8) Projeto a médio e/ou longo prazo para adequação no novo local aos Curso de Artes Visuais, Teatro, Dança e Cênicas (Telab, estúdios...)
VOTAÇÃO SOBRE A MUDANÇA DA SEDE PARA O BOQUEIRÃO:
Foram apresentadas fotos do espaço e esclarecimentos quanto as condições estruturais, de orçamento e o desenvolvimento da negociação junto a SETI. Em seguida foi aberto ao debate e feita a votação. O DAFAP esclareceu que a votação possui um aspecto simbólico/político; pois, em questão burocrático e legal, o Conselho de Campus já deliberou que a negociação da mudança do campus deve continuar. Foi realçado a importância dos estudantes ocuparem os espaços de representatividade, pois o movimento estudantil não teve voto na decisão da mudança da sede, por não possuir representante discente no Conselho de Campus. O resultado da votação foi:
MANHÃ
24 VOTOS A FAVOR
4 CONTRÁRIOS
4 ABSTENÇÕES
NOITE
45 A FAVOR
3 CONTRÁRIOS
4 ABSTENÇÕES 
NÚMEROS TOTAIS:
69 A FAVOR
7 CONTRÁRIOS
8 ABSTENÇÕES
OBSERVAÇÃO:
- Durante o debate surgiu a proposta de criar um outro modelo de votação através de uma lista na cantina ou passagem em sala.
- Defesa da proposta: conseguir maior participação dos estudantes.
- Argumentos contrários: a assembléia estudantil é um espaço oficial de votação e representação que garante o debate.
- Foi realizada votação dessa proposta. Resultado: Por contraste, não foi aprovada.
Artivistas DAFAP 2019

FOTOS (Centro Excelência Tecnologia Educacional - CETEPAR/Departamento de Tecnologias Educacionais – DITEC)
























No comments:

Post a Comment